Desde a última vez que instalei o MAMP para rodar alguns projetos WordPress em meu computador, notei que eles estavam muito lentos. A partir daí, comecei a investigar.
A solução não era mudar a forma como eu indicava o servidor MySQL para o WordPress, como vi em vários lugares. Em novos testes, vi que o problema não era exclusivo do WordPress – qualquer projeto que eu colocava em meu ambiente local demorava séculos para carregar.
Colocar os IPs locais no formato IPv6 também não ajudou. O problema não era o banco de dados, nem o formato dos IPs em meu /etc/hosts
. Porém, ele estava na minha frente o tempo inteiro.
Tenho o hábito de configurar meus projetos usando o “.local” em seu endereço. Por exemplo, “wordpress.local”, ou “projeto-x.local”. E era exatamente isto que estava causando a lentidão.
O .local
é um hostname reservado pelo Bonjour, da Apple, para operações na rede. Ao usar este hostname para seu servidor de desenvolvimento local e tentar acessar o endereço no navegador, seu Mac provavelmente busca uma correspondência para ele em sua rede antes de chegar o seu /etc/hosts
. A solução foi simples: alterar todos os hostnames de .local
para .dev
, ou qualquer outro.